terça-feira, 7 de junho de 2016

Secretaria de Educação realiza encontros para debater a Base Nacional Comum Curricular


Secretaria de Educação realiza encontros para debater a Base Nacional Comum Curricular
Na manhã desta terça-feira (7), a Secretaria de Município da Educação (Smed), realizou nas escolas, Dom Antônio Reis, Fontoura Ilha e São Carlos, encontros para debater com pais, alunos e gestores o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), disponibilizado no site do Ministério da Educação (MEC).
O documento reúne direitos e objetivos de aprendizagem relacionados às quatro áreas do conhecimento; Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, e seus respectivos componentes curriculares para todas as etapas da educação básica.
A matriz visa superar a fragmentação na abordagem do conhecimento escolar pela integração e contextualização desses conhecimentos, respeitando as especificidades dos componentes curriculares que integram as diferentes áreas.
Na ocasião foram apresentados aos participantes, alguns preceitos da base curricular, dentre eles; a educação como direito e igualdade de condições, unidade da educação básica, articulação dos componentes e educação integral.
O encontro serviu ainda para analisar, refletir e discutir sobre a aprendizagem e o desenvolvimento humano. A professora que integra o setor pedagógico de ensino fundamental, Eliane Galvão, ressalta que os encontros são a oportunidade de observar com amplitude o documento inicial proposto pelo MEC.
“Esse é um momento dos pais, gestores e diretores ponderar as fragilidades e o que precisa ser ajustado, além de observar o que é significativo e no que se pode contribuir para a comunidade escolar”, explica Eliane.
Desta forma a BNCC, possibilitará a equidade, a organização mais coerente ao sistema educacional, o desenvolvimento de forma mais alinhada e clara aos currículos das escolas, e permitirá que os pais entendam melhor os objetivos e resultados da educação de seus filhos.
Para a dona de casa, Rosangela Dias, essa metodologia vem somar com a educação, pois para ela essa é uma forma de ensino que auxilia tanto os alunos, quanto os professores. “Eu acredito que esse método tem tudo para dar certo. Antigamente não existiam ciências humanas, nos módulos de hoje já existem. Essa é a vantagem, pois melhorou também a forma de avaliação”, declara Rosangela.
Na próxima quinta-feira (9), a Smed estará realizando um seminário da Rede Municipal, onde gestores das escolas estarão reunidos para levar as plenárias elencadas nas discussões dos seminários. Após esse encontro sairá uma síntese dos trabalhos desenvolvidos. Essa síntese será disponibilizada no site do MEC e também será levada para o seminário estadual.
Texto: Acadêmico de Jornalismo Márcio Fontoura
Supervisão / Edição: Fabricio Minussi (MTB 11.110)
Fotos: João Vilnei / Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário