quinta-feira, 2 de junho de 2016

EMEF Pão dos Pobres reúne alunos para o IX Seminário de Educação Ambiental: da Teoria à Prática


EMEF Pão dos Pobres reúne alunos para o IX Seminário de Educação Ambiental: da Teoria à Prática
Temáticas como o negro na sociedade e a violência contra crianças e mulheres estão sendo debatidas no IX Seminário de Educação Ambiental: da Teoria à Prática, promovido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pão dos Pobres. A atividade, que acontece desde o dia 31 de maio e termina nesta sexta-feira (3), recebe apresentações de trabalhos de alunos dos 9º anos.
Coordenado pelas professoras da escola, Medianeira Garcia e Núbia Witt, a programação do Seminário envolve apresentação artística, depoimento de ex-alunos, que atualmente são estudantes do Ensino Médio e de graduação, e apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. A professora Medianeira conta que desde o início do ano letivo os alunos começam a pensar naquilo que desejam apresentar no Seminário e, a partir das escolhas as docentes buscam palestrantes que abordem os temas. “Este ano nós pensamos em trazer nossos ex-alunos para conversar com as crianças e adolescentes, tanto sobre o tema escolhido, como sobre a vida depois da escola”, explica a professora.
Além de debater a questão do negro na sociedade e da violência contra crianças e mulheres, os alunos também falaram sobre a revolução industrial e a evolução tecnológica, as aplicações do sensoriamento remoto, o fundamental e o essencial, o que esperar depois do ensino fundamental, a relação Haiti/Brasil, entre outros temas.
Mesmo que o nome do seminário indique a educação ambiental como foco, os alunos são livres para escolher a temática que mais interesse a eles. “Nós temos uma visão de que a educação ambiental não é só natureza, e sim que o bem-estar e a sociedade são parte disso também”, declara Medianeira. Desta forma, para que a cada ano o Seminário se torne mais interessante para os alunos, as professoras explicam que é feita uma avaliação ao final do último dia, na qual os estudantes podem sugerir melhorias para o próximo ano letivo.

Texto: Acadêmica de Jornalismo Luana Mello
Supervisão: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: Divulgação Smed

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário