quarta-feira, 6 de abril de 2016

Professores da Rede Municipal participam do V Curso de Formação em Educação Socioambiental


Foto: Rodrigo Thiel
Embasar os professores de maneira teórica e prática para que elaborem projetos dentro da temática socioambiental nas escolas do município. Esta é a proposta do V Curso de Formação de Professores em Educação Ambiental. A atividade iniciou na manhã desta quarta-feira (6), com a palestra sobre Visão Sistêmica, ministrada pela professora Greice Scremin.
O curso, coordenado pela professora da Universidade Federal de Santa Maria, Venice Grings e pela coordenadora Pedagógica da Secretaria de Município da Educação (Smed), Véra Simon, terá módulos presenciais até agosto, com encontros mensais. No encerramento, no dia 26 de agosto, os projetos finalizados durante as oficinas serão apresentados na VII Jornada Municipal de Educação Ambiental. Também estão programados Módulo EAD e oficinas, com uma carga horária de 64 horas.
A atividade de abertura do curso preparou os professores em questões teóricas e históricas para o desenvolvimento de projetos. “Esta primeira oficina tem a ideia de instrumentalizar teoricamente os professores, apresentar para eles a necessidade de se trabalhar de forma sistêmica e globalizada, dentro da escola, nos projetos de Educação Ambiental”, explica Greice. Além disso, segundo a professora, é importante trabalhar com os docentes a respeito da importância de pensar os problemas ambientais e a própria educação ambiental como questões que não têm causa única.
Após a explicação teórica, a ministrante da oficina aplicou o jogo dos sete saberes, que são: o erro e a ilusão; o conhecimento pertinente; ensinar a condição humana; ensinar a identidade terrena; enfrentar as incertezas; ensinar a compreensão; e a ética do gênero humano. Os saberes foram distribuídos entre sete membros do grupo, que se reuniram com os demais professores presentes para debater a relevância de determinado saber para a sua área de atuação.
A próxima oficina do curso será no dia 10 de maio, com o tema “Problemas Socioambientais”, ministrada pelo professor Adriano Severo Figueró, da UFSM.
O fórum é uma parceria entre a Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Educação, de Meio Ambiente; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e  Programa de Educação Socioambiental. Também conta com o apoio da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE/RS), Centro Universitário Franciscano, Fundação MOÃ, Igreja Anglicana do Brasil e 2º Batalhão Ambiental.

Texto: Acadêmica de Jornalismo Luana Mello
Revisão/Edição: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: Avac. Jorn. Rodrigo Thiel


Nenhum comentário:

Postar um comentário