quinta-feira, 7 de abril de 2016

Cidade também é destaque na geração de vagas na educação infantil, diz o TCE-RS


Cidade também é destaque na geração de vagas na educação infantil, diz Tribunal de Contas do Estado
A Prefeitura de Santa Maria avalia com satisfação os resultados obtidos pela administração municipal nas áreas da saúde e educação infantil. Números aferidos pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) colocam a cidade entre os três municípios gaúchos que mais diminuíram os índices de mortalidade infantil e também que mais vagas ofereceram para crianças na educação infantil.
Um levantamento feito a partir de dados de 2014 do Ministério da Educação e que reflete um panorama da oferta de vagas em creches (para crianças na faixa etária de zero a três anos) e na pré-escola (de quatro a cinco anos) indicou que Santa Maria está em segundo lugar, apenas atrás de Porto Alegre, na criação de vagas na rede escolar.
Com um desempenho que mostra um aumento de vagas em 44,62%, a cidade ficou a frente de Caxias do Sul (40,99%), em terceiro lugar, Pelotas (36,91%), em quarto lugar, e Canoas (25.95%), em quinto lugar.
Desempenho destacado
Do mesmo modo, Santa Maria também apresentou um desempenho destacado entre os municípios com mais de 10 mil habitantes que mais criaram vagas entre 2013 e 2014 para creches (crianças entre zero a 3 anos), com um percentual de aumento de 18,94%, referente a 624 novas matrículas e na pré-escola (crianças de 4 a 5 anos) com um percentual de aumento de 31,54% referente a 593 novas vagas.
Prefeitura buscou soluções
No caso das creches o desempenho apontado pelo TCE-RS foi possível devido à postura adotada pelo Executivo Municipal em relação ao episódio insuperável para a construção de unidades do programa do Governo Federal. A Prefeitura buscou alternativas e formou parcerias com escolas particulares como medida à insuficiência de vagas na rede pública.
“Esse é um feito que precisa ser celebrado e reconhecido como o resultado de quase oito anos de trabalho, envolvendo todos os secretários que ocuparam a pasta da saúde, ao Dr. Farret e aos funcionários da rede municipal. Santa Maria ostenta o mesmo índice de mortalidade infantil dos Estados Unidos, que é o quarto menor índice do planeta”, comentou o prefeito.
Avanços na educação
Schirmer avalia que os avanços obtidos na educação municipal são significativos. Nos últimos seis anos a Prefeitura chamou mais de 500 professores concursados. No mesmo período, a categoria teve 104% de reajuste dos salários (70% de reajuste real).
Dentro da sala de aula a ordem foi investir nos alunos e nas salas de aula.
No início de 2011 a Prefeitura já investia mais de R$ 2,6 milhões para equipar as escolas da rede municipal. Foram adquiridos, projetores multimídia, impressoras, máquinas fotográficas digitais, televisores LCD 42”  e 255 notebooks para os professores que estavam em processo de qualificação. Vinte e duas novas pracinhas também foram entregues às escolas.
 “A definição de políticas para a educação é um compromisso que temos enfrentado com determinação e firmeza e os resultados se refletem tanto na análise de indicadores setoriais quanto no desempenho dos alunos e na inovação bem sucedida de práticas pedagógicas na rede escolar municipal”, observou o chefe do Executivo. Schirmer fez questão de creditar aos secretários que passaram pela pasta e os servidores os importantes avanços obtidos na educação infantil.

Texto: Fabricio Minussi (MTB 11.110)
Fotos: Maria Luiza Guerra / Arquivo / Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário