segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Reunião com gestores de escolas municipais busca capacitação para a segunda etapa do Educacenso 2015



A segunda etapa do Educacenso 2015 iniciou no dia 15 de fevereiro. E na manhã desta segunda-feira (29), os gestores e responsáveis pelo Censo nas escolas se reuniram no auditório do Centro Administrativo Municipal para receber capacitação sobre o tema. A atividade trouxe a coordenadora do Censo da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Márcia Chaves, e a coordenadora do Censo na Secretaria de Município da Educação (Smed), Elhonara Diniz.
O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar. Durante a primeira etapa, que ocorreu em maio de 2015, as escolas informavam a matrícula inicial e agora, na segunda etapa serão obtidos os resultados sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono, transferência, falecimento) escolar dos alunos do ensino fundamental e médio. Os gestores terão até dia 1º de abril para coletar essas informações.
Aproveitando a atividade, a responsável pela campanha contra o mosquito Aedes aegypti nas escolas municipais, Vera Simon, lembrou aos gestores que quatro de março é o dia da mobilização nacional “Pacto da Educação Brasileira na Luta Contra o Zika” e nesse dia, as escolas foram orientadas a propor e realizar atividades envolvendo a temática.
Esses dados são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação. A reunião do Educacenso reuniu pela manhã as Escolas de Ensino Fundamental do município e no turno da tarde irá atender às Escolas de Ensino Infantil.

Texto e fotos: Acadêmica de Jornalismo – Luana Mello (com informações Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep)
Revisão: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Fotos: Smed
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional


Nenhum comentário:

Postar um comentário