
Começou o período de inscrições para candidatos ao processo eleitoral nas escolas municipais. A Comissão Eleitoral formada pelos professores Paulo Renato Alves Flores, Gladis Borim e Vanessa Medianeira da Silva Flores desenvolveu um cronograma com as seguintes atividades previstas, a partir desta sexta-feira (4) até 10 de setembro período para inscrição de candidatos; homologação e divulgação de candidaturas (11 a 14/9); impugnação de candidaturas (15 a 17/9); campana eleitoral (18 a 29/9); eleição 1º turno (05/10); eleição 2º turno (23/10); posse dos novos diretores (01/01/2016).
A Comissão eleitoral das respectivas escolas serão escolhidas no âmbito de Assembleia Geral e será integrada por no mínimo, um pai ou responsável, um funcionário, um professor e um aluno e, desse grupo, elegerá o seu presidente.
Essa comissão deverá coordenar a realização do Processo Eleitoral e os atos de encaminhamento ao pleito, como a determinação dos locais destinados à propaganda, divulgar e fiscalizar as normas previstas, como o uso adequado de linguagem nas formas de manifestação e comportamento respeitoso entre os candidatos.
A eleição ocorrerá em 69, das 70 escolas da Rede Municipal de Ensino e o presidente da Comissão Eleitoral, Paulo Flores, destaca que é importante que a campanha não interfira no processo pedagógico, que envolva os alunos em uma participação democrática e que desenvolva o senso de pertencimento da escola como inerente a vida da comunidade.
O presidente destacou ainda, que o período que agora passa a se desenvolver deve ser considerado como um processo natural, sem que a escola se deixe levar pelo calor das campanhas, nem levar os debates para dentro da sala, mas mantê-los vivos dentro dos muros das escolas.
O edital contendo todas as informações para o processo eleitoral deverá ser afixado em lugar visível nas escolas, além de ser encaminhado a pais e alunos.
André Campos (MTb. 10.790)
Fotos: Repórter fotográfico João Alves (MTb. 19.722)
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