terça-feira, 11 de março de 2014

Leitura durante todo ano

No próximo mês, as comunidades no entorno das escolas municipais de Santa Maria vão experimentar uma situação diferente. Os alunos caminharão pelas ruas, oferecendo empréstimo de livros para a população. A ação faz parte do projeto Leitura no Coração, da Secretaria Municipal de Educação, lançado na tarde de ontem, no Theatro Treze de Maio. E ainda há muito mais.

A iniciativa tem a intenção de que as 77 escolas da rede municipal realizem atividades de incentivo à leitura na cidade em conjunto.

Ano após ano, as escolas promovem individualmente ações para estimular o interesse de crianças e adolescentes pelos livros. Para isso, estão previstas diversas atividades ao longo deste ano dentro do Leitura no Coração (leia mais abaixo).

Ontem, no Theatro Treze de Maio, ocorreu a cerimônia oficial de abertura do projeto, em duas sessões. Hoje, serão feitas mais duas para atender os cerca de 1,5 mil professores envolvidos nas atividades. Além do vídeo de lançamento da ação, a cerimônia contou ainda com a performance do grupo Bando de Brincantes, de Porto Alegre, que apresentou a peça Quaquarela (leia mais na capa do Diário 2).

Foto: JEAN PIMENTEL



Intenção é haver interação entre as escolas
 

A secretária interina de Educação, Silvana Guerino, explica que, por meio dessa ação, será possível integrar de forma mais abrangente as escolas e os professores com os alunos e a leitura. O objetivo é que haja uma maior interação e convívio com a comunidade escolar.

– Nós queremos transformar Santa Maria na cidade dos leitores, aproveitando a diversidade cultural que teremos no país nesse ano da Copa – relata a secretária.

A primeira grande atividade está prevista para 16 de abril. Nesse dia, será realizada a Caminhada da Leitura, em que os alunos de cada uma das escolas municipais participantes da atividade irão percorrer o entorno das respectivas escolas oferecendo empréstimo de livros aos vizinhos.

Já em maio, mês de aniversário de Santa Maria, ocorrerá o Encontro de Leitura e troca de livros entre as escolas que ficam nas mesmas regiões.
Fonte: LUIZ VALÉRIO SELES|ESPECIAL - Diário de Santa Maria  - 11/03/2014 | N° 11940

Nenhum comentário:

Postar um comentário