segunda-feira, 17 de março de 2014

Bloco da Educação Fiscal: Cidadania também dá samba

Samba, alegria e cidadania foram os elementos que embalaram o Bloco da Educação Fiscal na noite de domingo (16) no Carnaval de Rua de Santa Maria, o bloco lançado esse ano é desenvolvido pelo Programa Municipal de Educação (Pmef) e contou com cerca de 200 participantes, entre eles professores, estudantes, servidores públicos e parceiros que acreditam no trabalho desenvolvido pelo programa.
     O Bloco da Educação Fiscal nasceu com intuito de resgatar os oito anos do Festival Cid Legal Canta e Dança. Através do festival, estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA criam, produzem e executam apresentações de danças, paródias e poesias, referentes a questões relacionadas à função socioeconômica do tributo e a correta aplicação dos recursos públicos, visando o bem comum de toda a sociedade.
       A organização e infraestrutura do “Festival Cid Legal Canta e Dança” somente são possíveis graças aos parceiros, instituições públicas e privadas, que além de sensibilizarem-se com os objetivos do festival também doam as forças produtivas de seus recursos humanos, o capital social essencial ao desenvolvimento de todo o projeto deste porte. Entre os parceiros do Festival destacam-se a Delegacia da Receita Federal de Santa Maria, a Universidade Federal de Santa Maria, a Caixa Econômica Federal, a Escola de Administração Fazendária/MF, o Programa Estadual de Educação Fiscal, a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, a 8ª Coordenadoria Regional de Educação e Câmara Municipal de Vereadores.
       

Para embalar a folia, o bloco contou com a bateria da Banda Municipal do Projeto Social da Vila Urlândia e foram compostas, por parceiros e professores do Pmef, paródias de marchinhas clássicas de carnaval com o tema Educação Fiscal, como “As águas vão rolar” que virou “As notas vão rolar/Lá no mercado/Na lojinha/No meu lar/Eu vou pedir/Vou exigir/Vou implorar/E vou até me alegrar.” Para Auditora Fiscal da Prefeitura de Santa Maria, Rosane Guerino da Rocha, que assistia do camarote, as paródias foram fundamentais no sucesso do bloco: “Estava muito bonito, principalmente o enredo, pois resgatou músicas do verdadeiro carnaval”, destacou Rosane. A alegria do bloco contagiou a plateia que assistia nas arquibancadas e camarotes.

Fonte: site da Prefeitura clique aqui e veja todas as fotos
Texto: Pâmela Batú, acad. da Unifra
Coordenação: Rosaura Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário