
A Secretaria de Educação – Smed – realizou nesta quarta-feira (5) um encontro com gestores da rede municipal de ensino, na sede social da AABB, no centro da cidade, para avaliação de experiências e reflexão em torno de objetivos comuns à gestão educacional. A programação reuniu os dirigentes em uma imersão de trabalho nos turnos da manhã e tarde, mediado por um almoço em que a confraternização contou com apresentações culturais da música nativista de Miguel Brasil e a dança do Grupo Dandara, em momento de expressão da Cultura Afro-Brasileira. A Professora Maria Rita Py Dutra abordou a temática da Lei 11.645/2008 e apresentou contação de história de sua autoria.
Conforme a secretária de Educação, Silvana Lúcia Costabeber Guerino, é um dever de mérito reconhecer o desprendimento dos gestores da rede municipal de ensino – RME - com iniciativas de enfrentamento às dificuldades administrativas, financeiras e até de recursos humanos. “Estamos cientes de nosso foco dirigido à atividade-fim da escola, dos esforços concentrados para aquela missão que deve nortear a nossa energia: a atenção na aprendizagem do aluno pelo fortalecimento social da escola tornando-a como ambiente propício ao aprendizado” definiu.
O prefeito Cezar Schirmer manifestou-se de forma enfática sobre as iniciativas em curso pela Secretaria de Educação, destacadamente o projeto Leitura no Coração e o reconhecimento de mérito e qualidade na educação a partir da Lei Municipal 5.341/2010, criada em seu governo. “Sinto-me gratificado por ter instituído este instrumento que busca homenagear, muitas vezes, aqueles que anonimamente contribuem decisivamente para superar as dificuldades estruturais que não são somente do município, mas da educação do país como um todo”, destacou o chefe do Executivo.
“Em tempos de universalização de acesso ao ensino, o dilema que se apresenta hoje é melhorarmos os índices de qualidade na aprendizagem; particularmente, estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos com o programa de incentivo à leitura que inscreve o aluno a um condição de sujeito ativo da sociedade pela dinâmica da interpretação textual” analisou o prefeito para logo em seguida saudar uma nova iniciativa de incentivo ao estudo da Matemática de forma criativa e participativa: “Há só um caminho para o futuro, não há outro para a emancipação do cidadão senão pela educação”, afirmou.
O chefe do Executivo e a secretária de Educação, convidaram os vereadores Marta Zanella e Marcelo Bisogno, para entregarem Certificados do Prêmio Qualidade na Educação para as escolas que apresentaram desempenho de crescimento diferenciado e satisfatório conforme o Indice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2013 em relação aos índices de 2011. Foram reconhecidas com premiação as escolas municipais de ensino fundamental (Emef) Vicente Farencena (duas vezes premiada, com a maior nota e com o 2º maior crescimento conjunto), Padre Nóbrega, Castro Alves (maior crescimento conjunto nos anos iniciais e finais).
Em um gesto inovador a Secretaria de Educação também conferiu certificados de Menção Honrosa às escolas que apresentaram crescimento no desempenho, com índices que variaram em até 35% de incremento em relação ao levantamento anterior (2013-2011).
Foram distinguidas as escolas: Diácono João Luiz Pozzobon (35%), Lourenço Dalla Corte (26,4%), Lidovino Fanton (21,5%), João Pedro Menna Barreto (17,8%), Antônio Reis (16%), Fontoura Ilha (15,6%), Duque de Caxias (13,6%), Bandeira Medina (12,7%), São Carlos (8,5%), Perpétuo Socorro (7,3%), Aracy Barreto Sachis (6,6%), João da Maia Braga (6 %), Euclides da Cunha (5 %), São João Batista (4,4%), Oscar Grau (2%) e Júlio do Canto (1,7%).
Matemática é vida
O professor de Matemática Sandro das Trevas fez uma explanação apaixonada sobre os benefícios da disciplina de Matemática e sobre a metodologia utilizada para compor o IDEB e, consequentemente, o planejamento que pode ser realizado para alcançar objetivos de desempenho na Prova Brasil.
Álcool não é curtição
O COMEN/SM lançou no encontro de gestores municipais o Concurso "Curto a Vida, não Curto o Álcool”, com seleção de projetos que estimulem ações de prevenção ao consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. A representação do Comen/SM foi pela vereadora Sandra Rebelato, Neusa Motta Lemos, Fátima A. Militz de Oliveira e Maira Cabral.
Mais árvores, mais consciência
O jornal A Razão, com a participação dos jornalistas Carlos Alberto Londero Belinaso e Grazi Lopes, apresentaram para os gestores da RME o Projeto VERDE QUE TE QUERO VERDE 2015, um programa cultural de incentivo ao meio ambiente, com o objetivo de estimular os alunos a participarem com produção de conteúdo por meio de redações, slogans e desenhos, além da distribuição de milhares de mudas de árvores.
Criatividade pedagógica
A decoração temática do encontro de gestores contou com a colaboração dos alunos da Pré-Escola e professores da Emef João Da Maia Braga, sob a coordenação de Nivia Terezinha,Vanderlea Vandervert, Gianna Didonet e Celina Nunes.
Exortação à transformação
O senso de fortalecer as relações profissionais motivou e marcou o encontro de diretores municipais com a Smed dando início ao segundo semestre de 2015 e, dentro dessa perspectiva, os professores definiram objetivos para alcançarem um desempenho de eficiência e de influência conscientizadora nos processos de ensino-aprendizagem. “Temos condições de realizar uma revolução na educação municipal, não precisamos esperar pelo país, podemos romper com os índices alarmantes projetados pela realidade educacional do país e continuarmos em torno de um ambiente de construção coletiva e de trabalho colaborativo, agregado, para alcançar a aprendizagem significativa e efetiva de transformação social, que concorra para a formação de cidadãos autônomos, emancipados”, exortou a secretária Silvana.
André Campos (MTb. 10.790)
Fotos: Repórter fotográfico João Alves (MTb. 10.790)
Nenhum comentário:
Postar um comentário