sexta-feira, 10 de abril de 2015

Projeto Leitura no Coração com ações diferenciadas na Nova Santa Marta.

Na última quinta-feira (9), o pátio em frente à Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Adelmo Simas Genro, localizado na Nova Santa Marta, estava diferente, com um colorido especial, o colorido dos livros, das histórias, dos textos. Nesta data, foi inaugurada a Tenda da Leitura, um espaço organizado com fantoches, tatames, livros diversos, painel e encartes. A ação foi realizada dentro do Projeto Leitura do Coração, desenvolvido pela Secretaria de Município da Educação (Smed).
Ao longo do dia todos os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental foram recebidos na Tenda da Leitura. Com as turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais foi realizada a Hora do Conto, onde os estudantes ouviram a história “Um mundinho para todos”, de autoria de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. A partir deste texto, refletiram sobre a importância de cada indivíduo para a sociedade e sobre a beleza da diversidade presente nas árvores, nas frutas, flores, animais, na natureza e, principalmente, nos seres humanos, pois cada um tem um jeito de ser diferente do outro. Cada criança foi convidada a fazer um autorretrato, simbolizando a diversidade, para compor um painel da escola.
No turno da tarde, foi a vez dos estudantes dos anos finais visitarem o espaço e realizarem a leitura do texto “Valorize”, de autor desconhecido. O texto aborda os diferentes pontos de vista sobre uma situação ou um lugar. Partindo desta sensibilização inicial e com o objetivo de instigar nos estudantes a importância do olhar a partir de diferentes ângulos, as professoras da Smed Daniele Martins e Vanessa Flôres mostraram imagens enigmáticas e obras de artistas de grande relevância como do pintor catalão Salvador Dalí. “As imagens aprofundaram a reflexão com os estudantes sobre o olhar”, explicam as professoras.
 As professoras questionaram os estudantes sobre sua visão acerca da realidade que vivem, na comunidade a que pertencem, das pessoas que convivem cotidianamente e que a maioria da população de santa-mariense desconhece. Os estudantes da EMEF Adelmo Simas Genro, que são moradores da comunidade têm muito a dizer, falar sobre as inúmeras ações, lugares, pessoas, projetos que fazem a diferença na realidade e tornam a Nova Santa Marta um lugar especial para se viver.
A Nova Santa Marta, como tantos outros lugares do mundo vivencia situações de violência, mas vivencia também situações de solidariedade, de diversidade, de cooperação e aprendizagens significativas, de boas iniciativas que necessitam ser valorizadas. Para encerrar a atividade os estudantes foram desafiados a fazer uma notícia para a capa um jornal fictício chamado “Jornal da Educação”. Os estudantes, agora, são os jornalistas e vão noticiar os aspectos positivos da comunidade. O trabalho dos estudantes será exposto no mural da escola e no blog da Smed (agendadasec.blogspot.com). Além disso, o material também será exposto em novembro, no II Salão de Práticas Pedagógicas da RME, e será enviado aos jornais locais como sugestão de pauta. A secretária de município da Educação, Silvana Costababer Guerino, destaca que ações de valorização da comunidade, da escola e dos estudantes são fundamentais no cotidiano escolar.

Texto: Jornalista Vera Jacques
*Com informações e fotos da Smed








Nenhum comentário:

Postar um comentário