As secretarias de Município da Educação (Smed) e da Saúde (SMS) estiveram empenhadas, durante todo o ano de 2014, em combater, em Santa Maria, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Foram 15 Agentes de Saúde Pública dedicados a identificar pontos que pudessem ser favoráveis ao desenvolvimento dos ovos do Aedes. O processo também contou com a agente de Saúde, Magali Favarini Kuhn, designada para esclarecer e orientar os estudantes das escolas municipais e estaduais da cidade, bem como os professores, sobre o modo de proceder para contribuir com a erradicação da doença.
“Prevenção à dengue- Consciência-coletiva” foi a Campanha que esteve presente nas escolas, no decorrer do ano, desenvolvida pela agente comunitária Magali Favarini, com o apoio da superintendente da Vigilância em Saúde, Selena Dutra Michel. Cerca de 23 escolas receberam palestras relacionadas à prevenção à dengue. Mais de cinco mil alunos foram instruídos sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o desenvolvimento do mosquito transmissor da doença.
Segundo Magali, a campanha foi intensificada, no inicio do ano, quando foi detectada a presença da larva do Aedes aegypti em três bairros de Santa Maria. Ainda, segundo a agente, o verão é a época mais propícia para o desenvolvimento do mosquito. “No Início do ano, eram 118 municípios gaúchos com a presença do Aedes, agora, segundo dados mais recentes, já são cerca de 130. O número aumenta conforme a chegada do calor”, ressalta Magali. O aumento da temperatura torna o ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue mais acelerado, fazendo com que ele se reproduza com maior velocidade, além do período de chuvas contribuir para a maior quantidade de água parada. A intenção ainda é capacitar mais agentes comunitários de saúde para auxiliar na campanha.
Algumas dicas de prevenção da Dengue:
- Evite o acúmulo de água nos recipientes;
-Mantenha latas e garrafas emborcadas para baixo;
- Ponha areia nos vasos de plantas;
- Não acumule pneus velhos, ou faça furos para que a água acumulada escorra;
- Remova folhas e galhos das calhas;
- Conserve as caixas d’água sempre tampadas;
- Feche bem os sacos de lixo e não os deixe expostos.
- Trate a água da piscina com cloro e outros desinfetantes de água e cubra-a com lona
Texto e fotos: Acad. de Jornalismo Franciele Varaschini
Edição: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Edição: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Nenhum comentário:
Postar um comentário